A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO TRABALHO DOCENTE E NA FORMAÇÃO DISCENTE: Um Estudo de Caso com Estudantes de Graduação em Administração

Autores

Palavras-chave:

Assédio moral, assédio sexual, gestão de IFES.

Resumo

A liderança transformacional representa um nível superior de compartilhamento de objetivos entre uma organização e os seus membros. No ensino superior, o desenvolvimento da liderança transcende o aprendizado de competências de gestão, devendo abranger a capacitação dos alunos enquanto agentes eficazes de mudança social. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar as implicações da liderança transformacional de professores universitários no perfil de liderança de estudantes de graduação em Administração. A pesquisa possui natureza exploratória, quantitativa e qualitativa. Foram aplicados 100 questionários com alunos de Administração de uma universidade federal brasileira e, em seguida, foram realizadas entrevistas em profundidade com mais 5 alunos. Os dados coletados nos questionários foram analisados conforme método apresentado por Bass e Avolio no (MLQ-6S). Quanto às entrevistas, foram tabuladas por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Os resultados demonstraram uma tendência crescente da influência da liderança acadêmica na formação e na percepção dos alunos em relação a eles mesmos e ao curso. Em complemento, a pesquisa corrobora que o perfil de liderança dos graduandos em Administração pode ser visualizado como um reflexo do perfil dos líderes que eles tiveram contato durante o curso. Concluiu-se, portanto, que eles repetem comportamentos de liderança dos professores como um meio para o alcance de resultados melhores, tanto acadêmicos quanto profissionais. A partir disso, esses resultados podem contribuir para um melhor entendimento das relações entre o trabalho dos docentes enquanto líderes e a formação discente no curso de Administração.

TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP IN TEACHING WORK AND IN STUDENT FORMATION: A Case Study with Undergraduate Management Students

ABSTRACT

The transformational leadership represents a superior level of goals’ sharing between an organization and its members. In higher education, the leadership development transcends the learning of management competencies, and must cover the students training as effective agents of social changes. Therefore, the aim of this research was to analyze the implications of university professor’s transformational leadership on the leadership profile of undergraduate management students. The research of this work has an exploratory, quantitative, and qualitative nature. A hundred questionnaires were applied to management students from a Brazilian federal university and, after, interviews were conducted in depth with 5 other students. The data collected in the questionnaires, were analyzed as defined by Bass and Avolio in (MLQ-6S). As for interviews, the data were analyzed according to content analysis, as defined by Bardin (2011). The results showed an increasing tendency of the academic leadership influence in the formation and the student’s perception in relation to them and to the course. Furthermore, the research corroborates that the management graduates’ leadership profile can be seen as a reflection of the profile of leaders which they have had contact throughout the course. It was concluded, therefore, that they repeat the leadership behaviors of management professors to achieve better results, academics, and professionals. From this, these results can contribute to a better understanding of the relationships between the work of teachers as leaders and the management student’s formation.

Biografia do Autor

Johnnata Cavalcante Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC).

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta no Programa de Pós graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC).

Cláudio Bezerra Leopoldino, Professor Adjunto no departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

Professor Adjunto no departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

Elidihara Trigueiro Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta no departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

Silva, J. C., Moreira, M. Z., Leopoldino, C. B., & Guimarães, E. T. (2020). A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL NO TRABALHO DOCENTE E NA FORMAÇÃO DISCENTE: Um Estudo de Caso com Estudantes de Graduação em Administração. Perspectivas Contemporâneas, 15(3), 1–20. Recuperado de http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/3006

Edição

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Artigos Completos