EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE QUEIMADAS URBANAS
Palavras-chave:
sensibilização, cidadania, escola.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo verificar a possibilidade de sensibilizar os alunos a respeito da prática de queimadas urbanas, comumente usada pela população no município do estudo. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário em salas de aulas (8o ano, 2o ano, EJA fundamental e médio) de uma escola estadual na cidade de Sete Lagoas (MG), no intuito de averiguar se tal prática faz parte do cotidiano dos alunos. Partindo do conhecimento prévio dos alunos, foi dada uma aula de conscientização, onde se ressaltou os efeitos das queimadas urbanas sobre o meio ambiente, a saúde, e ainda discutiu-se a lei federal ambiental que classifica o ato como crime ambiental. Posteriormente, outro questionário foi aplicado, para analisar se houve sensibilização dos alunos sobre o assunto discutido. De acordo com os resultados obtidos, pode-se constatar que houve mudança nos alunos quanto a hábitos antigos e melhora em sua relação com o meio ambiente. Percebeu-se que a aula proporcionada aos mesmos possibilitou a sensibilização em relação às queimadas urbanas e, tornando-os mais capazes para compreender e interpretar os problemas a sua volta, sendo assim capaz de agir em prol da sua saúde e do meio ambiente.
ENVIRONMENTAL EDUCATION: AWARENESS ENVIRONMENTAL PRACTICES REGARDING URBAN FIRES
ABSTRACT
This study aimed to verify the possibility to educate students about the urban fires practice, commonly used by the population. A questionnaire was administered in a state school of Sete Lagoas (MG) (8th year of elementary school, 2th year of high school, and elementary and high school classes of Program of Education for Youth and Adults - EJA), in order to ascertain whether such practice is part of the daily life of students. Based on the students' prior knowledge, was given a class, which highlighted the effects of urban fires on environment, health, and even discussed the federal law that classifies the act as crime. Subsequently, a second questionnaire was used to analyze if there was a change in students' knowledge about the subject discussed. Results show that there was a change in students’ old habits and an improvement in their relationship with the environment. It was observed that knowledge made possible the formation of more critical citizen about the urban fires. making then able to understand the problems around them, and act in their health and the environment.
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