A BIOLOGIA TECIDUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Autores

  • Lôide de Miranda Bossois Universidade Federal de Goiás
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Goiás
  • Joana Cristina Neves de Menezes Faria Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

biologia, tecidos, livro didático.

Resumo

A análise da presente pesquisa baseou-se no (PNLD) de 2011, em livros de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. O tema analisado foi a biologia dos tecidos animais por meio de uma ficha de avaliação construída para verificar se o livro correspondia às expectativas, ou seja, apresentando itens indispensáveis para abordagem do conteúdo supracitado, dentre eles: contextualização com temas da atualidade e de forma interdisciplinar, linguagem adequada ao nível de ensino, ilustrações e legendas coerentes ao texto, conceitos apropriados e vocabulário atualizado. Os resultados do presente estudo demonstraram algumas falhas nos livros avaliados, dentre elas, ausência de informações sobre os tecidos, falta de uma proposta interdisciplinar, ilustrações inadequadas em relação às legendas, imagens sem escala em alguns livros, vocabulário desatualizado e erros conceituais sobre tecidos, indicando a necessidade de um aprimoramento e atualização das obras.

THE TISSUE BIOLOGY IN TEXTBOOK SCIENCE: AN INVESTIGATIVE APPROACH

ABSTRACT

The analysis of this research was based on (PNLD) of  2011, in science books of the eighth grade of elementary school. The topic discussed was the biology of animal tissues through an evaluation form built to verify if the book corresponded to expectations, showed essential items to approach the aforementioned content, including: context with current topics and interdisciplinary way , appropriate to the level of education, and consistent graphics to text captions, appropriate concepts and vocabulary updated language. The results of this study showed some flaws in the books analyzed, among them lack of information about the tissues, lack of an interdisciplinary proposal regarding inadequate graphics captions, pictures nonstop in some books, outdated vocabulary and conceptual errors on fabrics, indicating the need for improvement and upgrading works.


Biografia do Autor

Lôide de Miranda Bossois, Universidade Federal de Goiás

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Especialista em Tecnologias Aplicadas para o Ensino de Biologia, Universidade Federal de Goiás. 

Rodrigo da Silva Santos, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Goiás

O Prof. Rodrigo da Silva Santos é Bacharel e Licenciado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás e Doutorando em Genética pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto).

Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Universidade Federal de Goiás

Bióloga, Orientadora e Docente do Curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas para o Ensino de Biologia – Universidade Aberta do Brasil / Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

de Miranda Bossois, L., da Silva Santos, R., & Neves de Menezes Faria, J. C. (2013). A BIOLOGIA TECIDUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 8(3). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/1293

Edição

Seção

Artigo original