Casos assintomáticos de COVID-19 e a correlação com o sistema ABO e Rh
DOI:
https://doi.org/10.54372/sb.2023.v18.3572Palavras-chave:
Portador sadio. Sistema ABO de Grupos Sanguíneos. COVID-19.Resumo
A fisiopatologia da COVID-19 é complexa e ainda não totalmente elucidada, sobretudo no que se refere aos mecanismos de resistência ao vírus, os quais não estão totalmente esclarecidos. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi pesquisar casos de portadores assintomáticos da COVID-19 e analisar se existe correlação com o sistema ABO e Rh. Para isso, voluntários foram recrutados por conveniência por meio de convites divulgados em mídias digitais. Como critério de inclusão, estabeleceu-se nunca ter sido diagnosticado ou vacinado para COVID-19, não ter tido sintomas gripais sugestivos da doença nos últimos 6 meses. Das 83 amostras analisadas, 12,04% (n=10) foram reagentes para IgG anti-SARS-CoV-2, e, portanto, foram considerados como casos assintomáticos de COVID. Não foi identificada significância estatística para a presença de IgG em relação aos tipos sanguíneos considerando apenas os antígenos do sistema ABO (p>0,05). Foi observada diferença estatisticamente significativa apenas nos indivíduos A- em relação aos demais tipos sanguíneos (A+, B+, AB+, O+ e O-) (p<0,05). Sugerindo que os indivíduos A- têm mais chances de serem casos assintomáticos de COVID-19. Não foi verificado correlação estatística entre variáveis como IMC, tabagismo, doenças crônicas e desenvolvimento ou susceptibilidade a COVID-19. Os resultados deste estudo sugerem que o sangue A- parece estar associado ao desenvolvimento de casos assintomáticos, contudo é importante levar em conta que outros alelos, além dos que codificam os antígenos ABO e Rh, podem estar envolvidos na resistência e susceptibilidade a doenças, como os do complexo principal de histocompatibilidade humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SaBios-Revista de Saúde e Biologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.