PERFIL DOS CONSUMIDORES DE FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE MARINGÁ

Caroline Rosaneli

Resumo


RESUMO

Este estudo teve objetivo de analisar a contribuição das feiras livres na comercialização de produtos, fundamentalmente frutas, legumes e verduras na cidade de Maringá, PR. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2007, em quatro feiras livres com distribuição geográfica em diferentes quadrantes do Município. Utilizou-se um questionário com perguntas objetivas, com participação de 100 consumidores, de ambos os sexos. Os entrevistados foram indagados sobre sua opinião em relação ao seu conhecimento, a importância, a frequência e o consumo de produtos comercializados nas feiras. Os dados encontrados indicam que os consumidores estão satisfeitos com os produtos, qualidade, higiene, variedade e facilidade com que encontram os produtos. Os consumidores demonstram conhecimento dos reflexos sobre a saúde em relação às fibras contidas nas frutas, legumes e verduras, e a maioria gostaria de receber informações nutricionais nos produtos que adquirem nas feiras. Por outro lado, a maioria destes consumidores relata que a falta de outros produtos, além dos hortifrutis, é uma desvantagem das feiras livres. Considerando-se os resultados encontrados no estudo, foi possível observar que os consumidores freqüentam as feiras por estas apresentarem hortifrutis frescos e em grande variedade, mas que seria importante mais informação sobre consumo de alimentos saudáveis, visto que, estes apresentam importantes benefícios à saúde.

ABSTRACTThis study aimed to investigate the consumption of fruit, vegetables and lettuce crops traded at open street markets in Maringá/PR. Research was carried out from January to February 2007 in four open street markets at different geographical distribution of the city. A questionnaire with objective questions was applied to 100 participants from both sexes. Questions about the opinion of consumers concerning to their knowledge, importance, frequency, and consumption of products traded in open street markets were carried out. Results indicate that consumers are satisfied with products, quality, hygiene, variety, and easiness of open street markets. They also expressed knowledge about the importance of fibers present in fruits and vegetables for individuals’ health. Most of consumers would like to receive more nutritious information about the products. Moreover, consumers report the need of further products (in addition to vegetables and fruits) as a disadvantage of open street markets. Results show that consumers are present at open street market because there are a great variety of fresh vegetables, fruits, and lettuce crops. However, to consumers, more information about consumption of healthy foods is important, considering their important benefits to health.


Palavras-chave


Consumidores, hábito alimentares, hortifrutis, fibras.

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