COMPOSIÇÃO GRAVIMETRICA DOS RESIDUOS SOLIDOS DE ESCOLAS PUBLICA DA ZONA URBANA E RURAL DO MUNICIPIO DE URUARÁ, PA

Reinaldo Lucas Cajaiba, Wully Barreto da Silva

Resumo


A análise da composição gravimétrica dos resíduos sólidos permite avaliar a origem e a geração desses resíduos, fornecendo subsídios para avaliação da eficiência do sistema de gerenciamento de resíduos em vigor. Para tanto, o objetivo do presente estudo foi a avaliar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos produzidos nas escolas da zona urbana e rural do Município de Uruará, PA. Avaliou-se os resíduos sólidos de oito escolas pública sendo quatro da zona urbana e quatro da zona rural. Para a amostragem utilizou-se o método de quarteamento estabelecido pela NBR 10007/2004, com adaptações. Ao compararmos os resultados dos resíduos das escolas de ambas as localidades, vericou-se maior produção de papel/papelão e plásticos nas escolas da zona urbana enquanto as escolas da zona rural apresentam maior produção de resíduo orgânico.

GRAVIMETRIC COMPOSITION OF SOLID WASTE FROM PUBLIC SCHOOLS IN URBAN AND RURAL AREAS OF THE MUNICIPALITY OF URUARÁ, PA

The analysis of the gravimetric composition of solid waste allows for the evaluation of the origin and generation of this waste, providing subsidies to assess the efficiency of the waste management system in place. The objective of this work was to evaluate the gravimetric composition of solid waste produced in schools in urban and rural areas of the municipality of Uruará, PA. The solid waste from eight public schools, four from the urban area and four from the rural area, was evaluated. For the sampling we used the quartering method established by the NBR 10007/2004 norm, with adjustments. When comparing the results of the waste of the schools of both localities, we found a higher production of paper/cardboard and plastics in schools in urban areas while the schools in a rural area have a higher production of organic residue.



Palavras-chave


geração de resíduos; composição gravimétrica; quarteamento.

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