JORNADA TRANS: Um Estudo Acerca da Trajetória de Travestis e Mulheres Transexuais no Mercado de Trabalho do Recife

Autores

  • Suelen Mazza Batista Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Diego Costa Mendes Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Giselle Alves Silva Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Mulheres transexuais, travestis, mercado de trabalho.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir sobre a trajetória de trabalho de travestis e mulheres transexuais no mercado de trabalho do Recife. Com caráter exploratório, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, esta pesquisa foi desenvolvida em torno de sete entrevistas com travestis e mulheres trans, a partir de roteiro semiestruturado. Os dados coletados foram trabalhados mediante análise de conteúdo temática, a partir da relação entre a ocupação das mulheres trans e travestis com a escolaridade, a capacitação profissional, o apoio familiar e o mercado de trabalho não inclusivo. Pode-se perceber que, devido a preconceitos e discriminação da sociedade, essa população sofre exclusão social, que começa na rejeição da família, passando por um ambiente escolar hostil e não inclusivo, e por um mercado de trabalho formal com poucas oportunidades. Diante deste contexto, muitas vezes, a prostituição se torna um meio para a sobrevivência, e um dos poucos espaços no qual a identidade de gênero dessa população é legitimada.

Trans Journey: A study about transvestite and transsexual women's way through the labor market at Recife

ABSTRACT

This study aims to discuss the work trajectory of transvestites and transsexual women in the labor market in Recife. With an exploratory character, of an applied nature and a qualitative approach, this research was developed around seven interviews with transvestites and transsexual women, based on a semi-structured script. The collected data where analyzed by a thematic content analysis, based on the relationship between the occupation of transsexual and transvestite women with schooling, professional training, family support and the non-inclusive job market. It might be seen that, due to prejudices and discrimination in society, this population suffers social exclusion, which begins with the rejection by the family, passing through a hostile and non-inclusive school environment, and a formal labor market with few opportunities. In this context, prostitution often becomes a mean for survival, and one of the few spaces in which the gender identity of this population is legitimized.

Biografia do Autor

Suelen Mazza Batista, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e laureada no curso de graduação em Administração também pela mesma instituição. Atualmente, é professora e pesquisadora na área de Gestão e Sociedade, e graduanda no curso de Psicologia (UFPE). Áreas de interesse: Gestão de pessoas, Relações de Poder, Práticas Discursivas, Estudos Culturais, Comunicação, Política e Estudos de Gênero.

Diego Costa Mendes, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor e mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduado em Administração pela mesma instituição. Professor adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Líder do tema 02 (Gerações, Ageísmo e Trabalho) da divisão acadêmica GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, da ANPAD (2020) e coordenador do GT 02 (Comportamento Humano, Organização e Trabalho) do VII Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais (CBEO). Possui interesses de pesquisa nos Estudos Organizacionais e na Gestão de Pessoas, atuando, no presente momento, sobre os seguintes temas: currículo em Administração; diferença, identidade e grupos vulneráveis na gestão; gerações e ageísmo nas organizações. Também tem realizado pesquisas nas temáticas que envolvem trabalho, qualidade de vida no trabalho, subjetividade, poder e controle nas organizações.

Giselle Alves Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Graduada em Administração pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (2003), pós-graduação em Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016), na linha de formação Organização, Cultura e Sociedade. No mercado de trabalho atuou como Assistente Financeira na COMPAR, franquiada da marca Coca-Cola, durante de 2003 a 2005; como Técnica em Administração e Finanças - Administradora do Instituto de Terras do Pará- ITERPA, de 2009 a 2014, atuando na Gerência de Gestão de Pessoas; como professora titular do Centro Universitário do Estado do Pará na graduação e pós-graduação, de 2005 a 2014; atuou ainda como Diretora de Planejamento da ONG Sodireitos no ano de 2012. Atualmente é professora titular, Classe C - Adjunto, da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, desde 2014, tendo atuado em exercício provisório na UFPE nos anos de 2016-2017. No contexto da Administração as principais temáticas exploradas em sala de aula e pesquisas são: empreendedorismo, gestão de pessoas, gestão social, teorias das organizações e estudos críticos ao desenvolvimento.

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS); graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE; Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012); Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA/UFPE). Ex-Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPE. Avaliador dos eventos da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Ensino e Pesquisa. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros. Orientador de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado. Revisor de diversos periódicos e eventos na área de Administração. Com experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional; competências profissionais; metodologia de pesquisa qualitativa; ensino/aprendizagem e EAD; novas tecnologias para o ensino superior; políticas públicas para EAD; e gestão pública.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Batista, S. M., Mendes, D. C., Silva, G. A., & Mendonça, J. R. C. de. (2020). JORNADA TRANS: Um Estudo Acerca da Trajetória de Travestis e Mulheres Transexuais no Mercado de Trabalho do Recife. Perspectivas Contemporâneas, 15(2), 144–166. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/3176

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original