Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Perspectivas Contemporâneas é um periódico científico quadrimestral, da área de Ciências Sociais Aplicadas, vinculado ao Centro Universitário Integrado, que visa publicar artigos de alcance regional, nacional e internacional, em português, espanhol ou inglês. A revista tem como prioridade a indexação, objetivando garantir a perpetuação das publicações em versão online. Além de artigos originais, publica também artigos breves e resenhas de livros com contribuições relevantes e inéditas de pesquisadores nacionais e internacionais. A revista tem acesso aberto, não há cobrança de taxas para leitura dos artigos publicados.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Consultivo da revista Perspectivas Contemporâneas é formado por profissionais com conhecimento e experiência nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas. Os artigos a serem revisados serão previamente selecionados pelo Conselho Editorial e então disponibilizados a dois membros do Conselho Consultivo, aos quais caberá a análise, aprovação ou indeferimento dos artigos. Caso haja divergência nas avaliações, uma análise adicional deverá ser realizada por um terceiro Membro do Conselho Consultivo, para parecer final. Os membros do Conselho Consultivo terão o prazo de trinta dias para enviar artigos revisados para o Conselho Editorial, cabendo ao último, encaminhar os artigos aos autores para correção, quando necessário. A ordem para a publicação será definida pelo Conselho Editorial, segundo critérios de oportunidade e conveniência, desde que o artigo tenha sido aprovado por dois membros revisores. O processo de avaliação dos artigos adotado pela Revista, é denominado "duplo cego", no qual os revisores não têm conhecimento do autor e o autor não tem conhecimento dos revisores. Este processo de avaliação é utilizado para evitar qualquer tipo de conflito de interesse que possa ocorrer durante o processo editorial.

Declaração do Conselho de Ética

Ao relatar experiências envolvendo seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos estavam em conformidade com as normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional). As pesquisas envolvendo seres humanos deverão ser sigilosas quanto aos indivíduos pesquisados. Quando a pesquisa a ser publicada obteve termos de consentimento livre e esclarecido, este fato deve ser publicado no artigo.

Ética na Publicação Científica

Termo de Responsabilidade para Submissão de Manuscritos

Os autores devem se comprometer de que o artigo enviado para avaliação é inédito, e não será submetido à outra revista durante o processo de análise e em caso de deferimento para a publicação. Os direitos autorais do artigo, caso publicado, ficam automaticamente cedidos à revista Perspectivas Contemporâneas que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.

Autoria

São considerados autores aqueles que contribuíram significativamente para a concepção, execução ou interpretação do trabalho, devendo ser listados como autores. Não se justifica a inclusão do nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima, podendo, neste caso, figurar na seção “Agradecimentos”.

Plágio

Os autores devem atestar que os manuscritos submetidos são originais e que não foram copiados ou plagiados, no todo ou em parte, de outros artigos. Os autores devem garantir que os manuscritos são inteiramente originais, exceto por partes previamente apresentadas em congressos ou eventos similares.

Processos de avaliação por pares

O Conselho Consultivo da revista Perspectivas Contemporâneas é formado por profissionais com conhecimento e experiência nas áreas de Ciências Sociais. Os manuscritos a serem revisados serão previamente selecionados pelo Conselho Editorial e então disponibilizados a dois membros do Conselho Consultivo, aos quais caberá a análise, aprovação ou indeferimento dos artigos. Caso haja divergência nas avaliações, uma análise adicional será realizada por um terceiro Membro do Conselho Consultivo, para parecer final. A ordem para a publicação será definida pelo Conselho Editorial, segundo critérios de oportunidade e conveniência, desde que o artigo tenha sido aprovado por dois membros revisores. O processo de avaliação dos artigos adotado pela Revista é denominado "duplo cego", no qual os revisores não têm conhecimento do autor e o autor não tem conhecimento dos revisores. Este processo de avaliação é utilizado para evitar qualquer tipo de conflito de interesse que possa ocorrer durante o processo editorial.

A lista completa de todos os consultores pode ser acessada em:

http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/conselhoconsultivo

Transparência

Os editores da revista Perspectivas Contemporâneas mantém os leitores informados sobre as decisões editoriais. A submissão de manuscritos pelo sistema SEER garante o acesso do autor ao andamento do processo de avaliação.

Conflito de interesses

Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar na análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.